[Drops 22] O "Recall" do Triple Bottom Line


John Elkington e o "Recall" do Triple Bottom Line


Estamos acostumados a ver na TV ou nos jornais comunicados de montadoras de automóveis convocando os proprietários de determinados modelos a comparecerem às concessionárias para uma troca de peças ou uma manutenção preventiva. No mundo dos negócios, isto é chamado de recall, que pode ser entendido como chamamentorecolhimento, revisão ou retorno.

recall é um procedimento gratuito pelo qual um fornecedor informa ou convoca determinado público para sanar os defeitos encontrados nos produtos vendidos ou nos serviços prestados. Seu objetivo é proteger e preservar a vida, a saúde, a integridade e a segurança do consumidor, além de evitar e minimizar prejuízos físicos ou morais. [1]

Porém, fica aqui uma pergunta: e se os recalls fossem oferecidos também para as ideias, além dos produtos e serviços? 

É isso que está propondo o sociólogo inglês John Elkington, criador do termo triple bottom line (TBL)num artigo publicado na Harvard Business Review: um recall para o TBL, que em 2019 completa o seu vigésimo quinto aniversário. 

O triple bottom line é definido como "uma estrutura de sustentabilidade que examina o impacto social, ambiental e econômico de uma empresa" [2] e, de acordo com Elkington, a necessidade do seu recall decorre do fato que a ideia e as iniciativas que a sucederam não foram capazes de enterrar o paradigma do bottom line:
Fundamentalmente, temos um problema cultural embutido nos negócios, finanças e mercados. Enquanto os CEOs, CFOs e outros líderes corporativos movimentam céus e terras para garantir o atingimento das suas metas de lucratividade, o mesmo raramente acontece com as suas metas relativas às pessoas e ao planeta. [2]

Para saber mais sobre o recall do triple bottom line:

1. Clique aqui e leia o artigo original em inglês publicado na Harvard Business Review.

2. Clique aqui e leia o artigo traduzido para o português.

3. Clique aqui e leia o artigo subsequente do autor publicado pela GreenBiz, considerando as reações mundiais ao recall do TBL (em inglês).


Agradecimentos ao Beat Gruninger pela inspiração deste drops. 


Fontes:

[1] PROCON-PA. O que é Recall? Disponível em: www.procon.pa.gov.br/node. Acesso em 18 Jul. 18.

[2] ELKINGTON, John. 25 Years Ago I Coined the Phrase “Triple Bottom Line”. Here’s Why It’s Time to Rethink It. HARVARD BUSINESS REVIEW. Sustainability. 25 Jun. 18. Disponível em: https://hbr.org/2018/06/25-years-ago-i-coined-the-phrase-triple-bottom-line-heres-why-im-giving-up-on-it. Acesso em: 16 Jul. 18.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Drops 19] Satish Kumar no Brasil

[Drops 01] Solo, Ser e Sociedade - Satish Kumar

[Drops 10] Livro "Cuidado e Sustentabilidade"

[Drops 07] Estamos preparados para o "Mundo CNN"?

[Drops 12] Monoculturas da Mente

[Drops 13] Slow Food

[Drops 03] O que é “transparência”? E qual é a empresa mais transparente do mundo?

[Drops 06] As três dimensões da sustentabilidade não têm pesos iguais

[Drops 14] Feliz com o seu Nespresso?