[Drops 02] Sabão vem da árvore ou da Unilever? Conheça a reetha, a novidade que vem da Índia e que você nunca imaginou existir.


Reetha: a surpresa que vem da Índia

Sustentabilidade é uma jornada de descobertas e redescobertas.

Certa vez fui convidado pelo meu amigo Luciano Pacheco para realizar um simpático workshop sobre o tema com os professores do Colégio Paulo Freire, em Niterói. Lá soube da história de um menino de cinco anos que, no primeiro dia de aula, ao ver o galinheiro da escola, apontou para uma galinha e disse: "Mãe, olha lá uma Knorr!”.

Como professor, tenho a oportunidade de ouvir muitas histórias. Uma outra é sobre aquele garotinho que, indagado se sabia de onde vinha o leite, respondeu prontamente: "Do supermercado!”.

Bom, conto estas duas histórias reais para ilustrar a minha total e absurda surpresa ao conhecer a reetha (pronuncia-se "ríta”, com o "i” mais longo). Se tivessem me perguntado de onde vem o sabão, eu poderia ter respondido, de forma mais sofisticada, algo como: "Vem da Unilever”. Porque jamais imaginaria na minha vida encontrar uma semente que produz... sabão! "Mãe, olha lá um Omo Total!”.

Também conhecida como soapnut ou soapberry, a reetha é usada desde a antiguidade na Índia para escovar dentes e lavar cabelos e roupas. Mariana Kohler, Giselle Paulino e eu usávamos todos os dias para lavar os pratos e talheres - alguns deles bem engordurados - utilizados nas refeições em Bija Videapeeth, a escola de sustentabilidade fundada pela indiana Vandana Shiva em parceria com o Schumacher College, do Reino Unido.

Uma das coisas mais importantes sobre a reetha é que seu uso não tem contraindicações e não trás contaminações ao solo.

Veja o vídeo e aprenda como usar:




Para saber mais sobre a reetha acesse:


Para conhecer a escola Bija Videapeeth, na Índia:


[Publicado originalmente no site Plenitude Social em 09 de agosto de 2012]



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Drops 19] Satish Kumar no Brasil

[Drops 01] Solo, Ser e Sociedade - Satish Kumar

[Drops 10] Livro "Cuidado e Sustentabilidade"

[Drops 07] Estamos preparados para o "Mundo CNN"?

[Drops 12] Monoculturas da Mente

[Drops 13] Slow Food

[Drops 03] O que é “transparência”? E qual é a empresa mais transparente do mundo?

[Drops 06] As três dimensões da sustentabilidade não têm pesos iguais

[Drops 14] Feliz com o seu Nespresso?

[Drops 22] O "Recall" do Triple Bottom Line