[Drops 07] Estamos preparados para o "Mundo CNN"?



O "Mundo CNN" - John Elkington, 2001

          
No seu livro “Canibais de Garfo e Faca”, lançado no Brasil em 2001, o sociologista inglês John Elkington usa a expressão “Mundo CNN” para nomear o nosso atual momento, extremamente conectado, onde a presença maciça das novas tecnologias da informação incapacita as organizações de manterem seus segredos por muito tempo.

Ele alerta que esse novo mundo é fruto de uma revolução baseada na transparência e que isso não se constitui uma garantia de vida tranquila: muito pelo contrário, dadas as suas proporções globais, esta revolução estaria “fora de controle”. Basta lembrar a importância do Facebook nos recentes acontecimentos do Egito para entender isso.

Especificamente em relação às organizações, Elkington ressalta que o novo ambiente que torna o aquário corporativo transparente para o mundo inteiro é o mesmo que poderá também distorcer a sua visão - e quanto mais extremo for o ângulo de visão, maior será a sua distorção. Organizações que passaram pela crítica severa do público e tiveram medo de perder parte de suas licenças para operar identificaram que a abertura honesta e transparente pode auxiliar imensamente na construção ou reconstrução do apoio público.

O poder, a escala e as oportunidades de transformação social nunca foram tão intensos e abrangentes. E cada um pode contribuir para a formação de um mundo mais justo, viável e vivível.*

Conheça mais sobre o "Mundo CNN" na entrevista que Cid Alledi Filho concedeu ao Canal Futura no dia 29 de março de 2013 - Programa Conexão Futura, com Cristiano Reckziegel: 





Para ver a entrevista no site do Conexão Futura: http://www.conexaofutura.org.br/videos-do-conexao/mobilizacao-em-rede. No Youtube: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=0QsELOPWXdU

*Texto extraído do artigo “Plataformas digitais para a mobilização em prol de causas sociais”, apresentado no primeiro encontro da série Diálogos Sociais 2013, no SESC Copacabana, Rio de Janeiro, em 26 de março de 2013, às 19h.

Os Diálogos Sociais é um evento mensal aberto ao público promovido pelo CIEDS e SESC Rio, participe! http://www.sescrio.org.br/noticia/11/03/13/plataformas-digitais-para-mobilizacao-em-prol-de-causas-sociais e www.cieds.org.br/dialogossociais.

Aproveite para baixar gratuitamente a publicação sobre os "Diálogos Sociais 2012". Nela você fica conhecendo o que aconteceu de mais importante nas reuniões mensais realizadas no ano. Temas como FIB, limites de atuação entre governo, empresas e terceiro setor e lei da transparência, dentre muitos outros: http://www.cieds.org.br/docs/publicacao-dialogos-sociais.pdf


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[Drops 19] Satish Kumar no Brasil

[Drops 01] Solo, Ser e Sociedade - Satish Kumar

[Drops 10] Livro "Cuidado e Sustentabilidade"

[Drops 12] Monoculturas da Mente

[Drops 13] Slow Food

[Drops 03] O que é “transparência”? E qual é a empresa mais transparente do mundo?

[Drops 14] Feliz com o seu Nespresso?

[Drops 06] As três dimensões da sustentabilidade não têm pesos iguais

[Drops 22] O "Recall" do Triple Bottom Line