[Drops 21] "Photoshop Moral"
Dias atrás apareceu no meu Facebook uma reportagem antiga do jornal Extra que comparava os sanduíches vendidos nas redes de fast-food com as suas respectivas fotos nos anúncios, obviamente muito mais bonitas que a realidade. [1]
O uso de “retoques” na publicidade é motivo de
questionamentos: qual o limite? Chega a ser engraçado conferir os piores erros
de Photoshop em revistas e anúncios, alguns até difíceis de serem notados
rapidamente. [2]
E as mulheres nas capas das revistas masculinas? Elas
existem? Obviamente que algumas formas e aquela pele perfeita, bronzeada e sem
estrias existem somente naquele tempo e local, ou seja, na própria capa. E com
isso, será que ficamos em busca de uma perfeição que, simplesmente, não existe
na realidade?
E o que dizer dos homens e mulheres de sucesso estampados nas
capas das revistas de negócios? Eles também existem? Eles são aquilo que
parecem ser?
Num ano em que a campanha “Unmask the Corrupt” (Desmascare o
Corrupto) elege pelo voto cibernético internacional a Petrobras como o segundo
maior caso mundial de “grande corrupção”, responder a estas perguntas requer um
momento de reflexão. [3]
Sempre que vejo um homem ou uma mulher de sucesso na capa
das revistas de negócios, como um exemplo a ser seguido e comemorado, eu me
pergunto: “o que esta pessoa não teve que passar para estar ali”.
Penso assim porque existe um outro tipo de “Photoshop” que não é o físico somente, é o moral.
Ele existe porque o Brasil não é um país que dispõe de um solo fértil
e ético para que as organizações floresçam de uma maneira idônea. Se você for
uma pessoa muito ética no mundo dos negócios, corre o risco de receber o
seguinte comentário: “é uma pessoa muito boazinha, mas não sabe como os negócios
são feitos...”, ou algo similar.
Se você é uma pessoa comprometida com a ética, o quanto você consegue estar no
mundo dos negócios? E ser um sucesso e exemplo de idoneidade a ser seguido e
comemorado?
Obviamente que o Brasil já caminhou muito e alguns setores
da nossa economia já conseguem, como exemplos, recolher todos os impostos e não ter caixa dois, algo que
era muito comum nas organizações - e que, infelizmente, continua a ser em
algumas.
Pois bem, hoje é um dia histórico para o país. É o dia em
que a Odebrecht, a maior empreiteira do país, revela a todos como funciona o
“Photoshop Moral” brasileiro. Pede desculpas por ter participado de práticas
impróprias em suas atividades e assume compromissos públicos como “combater e
não tolerar a corrupção em quaisquer de suas formas, inclusive extorsão e
suborno”. [4]
Que este momento seja um divisor de águas. Dizem que a
verdade liberta e eu espero que estejamos nos libertando de um momento sujo,
muito sujo, na história das organizações brasileiras.
Eu desejo que você esteja sempre bem na foto.
Parabéns pelo texto, Muito bacana! Também fiquei impressionada com a atitude da Odebrecht, um ótimo exemplo. Existe esperança... beijos querido.
ResponderExcluirBeijos, minha linda!!
ExcluirBeijos, minha linda!!
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